Nascido de uma ideia simples, criativa e inovadora, o American Dog Burguer prova que da dificuldade nasce a oportunidade.
O insight aqui se resume a um belo dia: durante um tradicional churrasco americano em família, na falta de um pão redondo, adequado para o hambúrguer, alguém sugeriu substituir pelo de hot dog. E, para adequar os tamanhos, moldou a carne, tornando-a mais comprida, como uma salsicha.
Bingo! Lá estava não só a salvação do almoço, mas também uma mina de ouro. Essa pessoa era do ramo alimentício, do famoso Nathans , marca estadunidense, fornecedora centenária de hot dogs, e aumentou as vendas da empresa em 40%, a partir dessa sacada.
“Ele teve a brilhante ideia de pegar a carne moída e mudar o formato. Só isso e eis a inovação de um sanduíche!”, conta Marco Túlio Leite, gerente de Marketing e Vendas da Alimenta, que foi aos Estados Unidos e teve a oportunidade de conhecer o inventor do Roller, como é conhecido o American Dog Burguer, na terra do tio Sam.
E desse suculento lanche, resultado do casamento entre hot dog e as saborosas carnes grelhadas do hambúrguer, vem a dica tiro certo da Alimenta para alavancar as vendas na sua lanchonete.
Que essa história real inspire sua veia empreendedora e instigue não só paladares.
Leve o American Dog Burguer para sua hamburgueria!
Sugestão do chef
Hoje, Marco Túlio sugere um American Dog Burguer de respeito, para conquistar você de vez!
Primeiro, escolha um dos pães artesanais que deseja usar:
– Brioche: massa francesa, rica, com ovos e manteiga;
– Pão italiano: de massa leve e de fermentação natural;
– Pão australiano: massa leve e agridoce, que leva chocolate, açúcar mascavo ou mel.
Demais ingredientes:
– 1 roller de frango: que nada mais é que a carne de frango em formato de salsicha;
– Poucas tiras de Abacaxi já são suficientes. Nesta receita, Marco Tulio recomenda apenas duas. Essa fruta é dona da enzima chamada bromelina, que ajuda a digestão de proteínas, ideal para ser ingerida com carnes.
– Em torno de 4 tiras de bacon;
– 2 fatias de queijo processado. Nesta receita, usaremos o cheddar, mas você pode optar por um mais artesanal ou muçarela. Fica ao seu gosto.
– Opte por um dos seguintes molhos: um de maionese defumada ou um molho com tártaro e picles;
– Cebola Crispy a gosto, cortada em pedacinhos pequenos.
Modo de preparo
Separe o roller de frango, com o abacaxi exatamente em cima da carne, juntamente com as tiras de bacon. Isole para colocar no micro-ondas em um segundo momento.
A opção de Marco Tulio aqui foi pelo pão australiano. Sendo assim, corte-o em cima. Sim, em cima, ao invés da lateral. O especialista justifica que, dessa maneira, aquecido em um forno a 230 graus, em poucos minutos, sua massa estará no ponto. Crocante por fora e fofa por dentro.
Com o pão cortado, coloque o queijo e a cebola crispy em pedacinhos dentro. Esse último ingrediente dará a sensação de mais crocância na degustação.
Leve então o pão recheado ao forno apenas para aquecer e derreter o queijo.
Enquanto isso, deixe no micro-ondas por dois minutos o roller de frango, o abacaxi e o bacon.
Após esse tempo, junte todos os ingredientes no meio do pão, acrescente o molho e finalize com um palito de churrasco, transpassando o lanche pela diagonal.
E bom apetite!