A internet revolucionou a forma de consumir produtos e serviços ao redor do mundo. Os aplicativos de delivery, além de serem práticos, estão cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas. A tela do smartphone se transformou em um cardápio de restaurantes e alimentos em tempo real.
Imagens apetitosas e preços variados estão a um clique de distância do cliente. Como tudo hoje é imediato, perder tempo com ligações, verificando taxa de entrega, cobertura do atendimento e pesquisa de sabores e valores não é mais necessário.
Como funcionam os aplicativos de delivery?
Cada aplicativo tem sua plataforma e por meio delas os dados do cliente, incluindo o endereço do pedido realizado, chegam ao restaurante de forma prática e rápida. Na maioria das vezes, o cliente é obrigado a realizar um breve cadastro e são sinalizados todos os restaurantes que atendem sua localidade.
Para o restaurante também é bem simples. É necessário registrar os tipos de serviços realizados, incluir foto dos produtos, bem como formas de pagamento, horários de funcionamento e tempo estimado de entrega. No cardápio, é interessante incluir o maior número de informações possíveis, como ingredientes e detalhes de cada produto.
Se interessou pelo método de comercialização? Agora listaremos as vantagens e as desvantagens de sua utilização. Fique ligado!
Vantagens:
1. Alcance do usuário
Identificando que a maioria das pessoas não tem mais panfletos de restaurantes em casa, bem como catálogos telefônicos, estar em uma lista de restaurantes na palma da mão do consumidor é excelente. Desta forma, é possível expandir sua marca sem investimentos adicionais em propaganda.
Existem também os consumidores que não sabem exatamente o que querem comer ou consumir. Obtendo uma boa avaliação pelos usuários, seu restaurante pode aparecer frequentemente entre os de maior destaque. Com boas fotos e informações sobre os produtos, bem como preços atraentes, basta aguardar o próximo pedido.
2. Rapidez nos pedidos e processos
Com os aplicativos de delivery, o seu cliente não precisa telefonar. Assim, sua linha de telefone ficará desocupada e não será necessário selecionar um funcionário para receber esses pedidos.
3. Sem problemas com pedidos errados
Com o pedido completo, não há riscos de errar ao entender uma informação do cliente. Se não chegou ao endereço da forma correta, é simples. Verifique o que foi pedido e confirmado pelo cliente no pedido junto ao aplicativo. Se o erro foi interno, será muito mais fácil identificá-lo.
4. Taxa menor de retornos negativos
O cardápio online permite que sejam inseridas fotos dos produtos e todas as informações detalhadas. Dessa forma, a insatisfação do cliente quanto ao produto recebido tende a diminuir, pois ele vai saber exatamente o que receberá em seu endereço.
Outra vantagem é a indicação do tempo para entrega. Antes de fechar o pedido, o cliente já confere se vai demorar e se está disposto a aguardar o período previsto.
5. Pagamento seguro
Os aplicativos de delivery permitem que o pagamento seja feito na própria plataforma. Isso traz segurança e praticidade para todos os envolvidos.
O consumidor não precisa ter dinheiro ou cartão em mãos, ao passo que o seu estabelecimento recebe o pagamento antes de preparar o prato. E o entregador, por sua vez, não corre riscos ao transportar grandes quantias de dinheiro.
6. Fácil gerenciamento
As alterações e mudanças em seu cardápio são rápidas e fáceis de fazer. E não é necessário produzir outros modelos e depois imprimir. É tudo realizado online!
Mas quais são as desvantagens desse modelo de negócio?
1. Padronização
As plataformas dos aplicativos de delivery obedecem a uma certa formatação. Isso impossibilita um estabelecimento de se diferenciar dos outros. Todos têm a mesma característica e as diferenças se resumem às fotos e logos de cada um dos produtos e restaurantes.
2. Limitação tecnológica
Muitas pessoas possuem um equipamento moderno com internet que possibilite realizar os pedidos via aplicativo. Mas temos uma grande parcela da população que ainda não tem este tipo de acesso. Para estes, essa forma de pedido é restrita.
3. Pagamento ao aplicativo
Todos os aplicativos têm um sistema de cobrança. Existem comissões por produto e também taxas de mensalidade de utilização. Verifique esses valores antes de optar pelo método de comercialização.
4. Grande concorrência
Não é só seu estabelecimento que estará na tela do cliente ao realizar um pedido. Logo, muitos estarão oferecendo o mesmo produto que o seu. Novamente, a sua marca e a sua apresentação precisam se destacar para cativar seus clientes.
E aí, decidiu incluir ou não seu restaurante nos aplicativos de delivery? Conte pra gente sua vivência e/ou sua expectativa nesse modelo de negócio que está presente cada dia mais na vida das pessoas.