O Dicionário Online de Português define pão como alimento feito com farinha, especialmente de trigo, amassada com água e fermento, e assado ao forno. Porém, a definição do “pai dos burros” é humilde se comparada ao potencial desse ingrediente em uma receita ou um prato, principalmente quando falamos de pão de hambúrguer.
“O pão ideal precisa ter personalidade, notada nos ingredientes da massa, rica em sua composição nutricional, cor e textura. Cada sabor tem que fazer sentido e ter definido seu papel dentro desse sanduíche. Sem ofuscar, e sim harmonizar, em um equilíbrio alquímico e delicioso’’, explica Marco Túlio Leite, gerente de Marketing e Vendas da Alimenta.
“Quando a massa é pobre em ingredientes, subentende-se que não é a ideal. O pão precisa de gordura satisfatória, conservação de umidade e lubrificação do glúten’’, completa.
Com isso em mente, confira quatro dicas de pães ideais para o acompanhamento de carne bovina em um sanduíche perfeito cheio de presença. Confira!
Pão de brioche
Dono de uma massa rica, esse clássico da panificação francesa leva muitos ovos e é utilizado tanto para pão doce (brioche a tetê) como para o nosso pão de hambúrguer usual, de massa salgada.
De coloração amarelada, por conta dos ovos, sua massa é extremamente leve e aerada. Leva manteiga, e o sabor desse ingrediente fica presente até o final da degustação.
Aquela crostinha dourada na parte superior é um show à parte.
Pão tipo australiano
Sabor e coloração impactantes. Esse é o pão australiano.
Sua aparência mais escura é justificada pelas especiarias de sua massa leve e agridoce: chocolate, açúcar mascavo ou mel.
Seu perfil diferente abre um horizonte para criação de hambúrgueres singulares, com toques especiais nos acompanhamentos como: molhos barbecue picante, bacon, saladas distintas, onion rings.
Aqui há espaço para ousar!
Pão multifibras ou multicereais
Feito à base de farinha integral, como o nome diz, leva diversos cereais, como centeio, linhaça, semente de girassol, gergelim, aveia, entre outros.
Esse tipo de pão é funcional e muito nutritivo. Por ser rico em vitaminas, é visto como uma opção mais saudável nos lanches.
Saudável e forte! Seus multicereais deixam o sabor marcante nessa massa e o efeito crocante dá o toque especial, rústico e pontual desse sanduíche.
Pão ciabatta
Derivado do pão italiano, sua massa tem 70% de umidade, o que deixa muito mais leve e com uma fermentação natural. O italiano tem a porcentagem menor, somente 60%.
É suave, riquíssimo em sabor, aroma e textura, com miolo fofo e casca fina crocante.
Sua massa tem água, fermento biológico, sal, farinha de trigo e levain. Dono de um sabor bem autêntico, o pão ciabatta combina com rúcula, muçarela de búfala, tomate e ervas finas.
Uma suavidade que conquista diversos paladares.
Agora que você já conhece as melhores opções de pães para seu hambúrguer, identifique a individualidade de cada um deles da melhor maneira: pelo crivo de seu próprio paladar!
Quer mais dicas sobre acompanhamentos e ingredientes? Siga nosso canal no YouTube e nossa página no Facebook!