loading

Processo de fabricação

Qualidade é a palavra de ordem da Alimenta.

Para entregar um produto de qualidade aos seus clientes e consumidores, a Alimenta possui um rigoroso processo focado em segurança dos alimentos e passa pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As carnes utilizadas têm origem dos melhores rebanhos do Brasil. Isso significa que as fazendas:

  • Não estão localizadas em áreas de desmatamento, terras indígenas ou áreas de conservação ambiental;
  • Não utilizam mão de obra análoga à escrava;
  • Não possuem embargos ambientais;
  • Não praticam abates clandestinos.

 

Pré-Fabricação:

Toda matéria prima recebida pela Alimenta passa por um rigoroso processo de inspeção em um laboratório onde são realizadas análises organolépticas (aspecto, sabor e odor), físico-químicas (teor de umidade e textura) e microbiológicas (atendendo à legislação vigente). Os produtos são liberados para o processamento se houver a constatação da conformidade em todos os quesitos.

Processos de Fabricação:

Os processos de Controle de Qualidade da Alimenta visam garantir a excelência durante a produção dos alimentos até chegarem ao consumidor. Para que isso ocorra, a Alimenta segue os padrões internacionais de fabricação em todos os processos de acordo com a certificação ISO 9001.

Os processos produtivos são submetidos a um rigoroso controle de qualidade, atestado por laboratório próprio instalado na indústria. Cada etapa do processo produtivo é supervisionada sob o mais absoluto e rigoroso controle de segurança e higiene, obedecendo às normas internacionais e adotando as Melhores Práticas da produção alimentícia.

  1. Higienização periódica de todos os equipamentos, no ambiente interno e externo, nos pisos, nas paredes, além da esterilização dos uniformes e do controle de saúde de todos os funcionários.
  1. Escolha e triagem de todas as matérias primas para cada formulação.
  1. Em um ambiente climatizado com temperatura adequada e controlada para a produção alimentícia, as carnes são trituradas e levadas ao misturador para a homogeneização, processo que garante a preservação de todos os ingredientes e temperos in natura sem adição de conservantes.
  1. As carnes passam por processos de moagem e redução – todos os nervos são retirados e a carne fica totalmente limpa.
  1. Após as carnes estarem totalmente moídas, elas são levadas para um modelador que vai dar a forma e a gramatura aos produtos.
  1. Depois de modelados, os produtos são acondicionados em uma esteira que os conduz até o túnel de ultracongelamento. O eficiente sistema de ultracongelamento é o que garante a qualidade e mantém as propriedades nutricionais de cada produto da empresa. Tudo feito de forma automatizada, com um baixo índice de manipulação.
  1. Então, o produto passa novamente pela análise laboratorial para garantir que não teve nenhum tipo de contaminação no processo de fabricação. Só então os produtos são embalados e liberados para comercialização.
  1. Uma fração de cada lote é retirada para ficar como amostra. As amostras ficam armazenadas por seis meses no Departamento de Controle de Qualidade da empresa. Este procedimento garante que a exatidão do prazo de validade impresso na embalagem dos produtos e permite eventuais análises que garantam a integridade do produto.
  1. Caso seja detectada a presença de algum microrganismo que leve à contaminação da amostra, todo lote é incinerado.

Depoimentos

CANAL DO DISTRIBUIDOR

Nossa receita de sucesso pode ser sua.
Seja um distribuidor dos produtos Alimenta.

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades.
Top