Alimenta

Preparar hambúrgueres é uma arte, mas também ciência. Por isso, não adianta se preocupar com a aparência e esquecer dos processos necessários para evitar a contaminação de alimentos.

Com isso em mente, reunimos cinco dicas importantes para você implementar no seu estabelecimento:

– Dica 1: procedência da carne

Atualmente, temos muitos sites que ajudam a saber a procedência da matéria-prima que está comprando. Isso possibilita verificar se o seu fornecedor não cria o gado em área de desmatamento ou se o local de abate segue as normas de higiene, por exemplo. Outro ponto de atenção é o uso da injeção de água e de produtos químicos para alterar a aparência da carne.

– Dica 2: contaminação de alimentos na hora de moer

Imagine o cenário: o açougue que você frequenta possui apenas uma máquina para moer, higienizada somente à noite, após o horário de funcionamento. Ou seja, nessa ferramenta, ficam resíduos de todas as carnes processadas das 8h às 18h.

– Dica 3: Cuidado com o armazenamento

Existem algumas regras que evitam a contaminação durante o armazenamento da carne:

– A carne crua não pode ser armazenada no mesmo local que alimentos cozidos;

– Deve ser mantida entre 0 °C e 5 °C;

– Os utensílios utilizados para ela devem ser lavados adequadamente para não contaminar outros alimentos.

– Dica 4: Oxidação da carne

A aparência da carne influencia na decisão de compra, já que associamos a coloração vermelho-cereja à salubridade. Quando ela fica muito tempo em contato com o oxigênio e em temperaturas elevadas, ocorre a mudança de cor e o ranço, ou seja, o início do processo de putrefação e proliferação de microrganismos. Apesar disso, alguns estabelecimentos utilizam a carne nesse estado para “não perder” o alimento e colocam a saúde de seus clientes em risco.

contaminação de alimentos

Fotos tiradas por: Marco Túlio Leite

Para se ter ideia da gravidade dessa prática, em 2009, uma professora de dança do Minessota – EUA perdeu os movimentos da cintura para baixo após comer um hambúrguer contaminado pela bactéria escherichia coli, que estava alojada na carne moída.

– Dica 5: Contaminação cruzada dentro das cozinhas

Para evitar que a contaminação aconteça dentro da sua cozinha, deixe um espaço exclusivo e climatizado a 10 °C para a manipulação da carne.

Apesar de cada estabelecimento ter um processo de armazenamento e manipulação da carne, precisamos seguir essas dicas para garantir qualidade do hambúrguer. Conte para a gente qual dessas dicas você já usa na sua empresa?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×