Carne que geralmente agrada os mais distintos paladares, a linguiça artesanal é um alimento multifuncional, que possibilita deixar qualquer cardápio mais atrativo.
“A carne da Linguiça Artesanal da Alimenta, 100% suína e com 70% menos gordura em relação às vendidas no mercado, é uma excelente opção para a composição de pratos que vão além do nosso tradicional pão com linguiça”, ressalta Cristiana Almeida, nutricionista e responsável pelo Marketing da Alimenta.
A você, proprietário de lanchonete e hamburgueria, fica nosso convite a expandir seus horizontes, ousando um pouco mais na composição de outros pratos com linguiça.
Versátil e saudável: diferenciais da linguiça artesanal da Alimenta
Ao contrário do que se acredita, a linguiça pode ser um alimento saudável. A Linguiça Artesanal que a Alimenta oferece é, de fato, nutritiva e diferenciada, saborosa e leve. Confira:
- Constituída completamente de carne suína sem misturas;
- Menos gordurosa;
- Rica em proteína.
Para agradar gregos e troianos, essa iguaria é comercializada em três tipos: Linguiça Suína Artesanal – Tradicional, Linguiça Suína Artesanal – com Pimenta e Linguiça Suína Artesanal – com Ervas.
A qualidade das Linguiças Artesanais pode incrementar seu cardápio, tornando os sanduíches mais gostosos, atrativos e originais.
Siga a sugestão de uma receita deliciosa que separamos para que você possa se inspirar.
Hambúrguer de linguiça com queijo branco
receita de autoria de André Lima de Luca
Ingredientes (sanduíches)
- 1 kg de linguiça
- ½ cebola média (70 gramas), picada
- 4 dentes de alho assados
- ½ de xícara de salsinha picada
- ¼ de xícara de orégano ou manjerona fresca
- ¼ de xícara de cebolinha picada
- 1 e ½ de pimenta dedo-de-moça picada e sem semente
- Raspas de 1 limão siciliano grande
- 8 fatias de queijo minas padrão, com 0,3 cm de espessura ou 25 gramas e cada fatia
- 8 pães franceses
Modo de preparo
Coloque em um processador de alimentos a cebola, os dentes de alho assados, o orégano fresco, a salsinha, a cebolinha e a pimenta.
Processe esses ingredientes até que tudo fique em pedacinhos.
Agora, retire a carne de dentro da linguiça, sem as tripas de ligação que existem nela.
Processe novamente, junto com os temperos já triturados, só acrescente as raspas de limão siciliano.
Cinco ou seis pulsadas no equipamento já são suficientes. Se processada em excesso a carne ficará muito moída, o que não é o ideal para esse prato.
Agora, divida a linguiça em bolas de 60 gramas. Coloque um plástico, limpo e sem uso, sobre a tábua, dispondo sobre ele uma dessas bolas de linguiça.
Cubra com outro pedaço de plástico e pressione até obter um hambúrguer fino, de 0,4 ou 0,5 cm de espessura. Coloque no centro a fatia de queijo, deixando espaço entre a ela e as bordas para não transbordar.
Faça outro disco de hambúrguer e cubra o que está com queijo. Pressione, fechando muito bem as laterais para não abrirem enquanto o hambúrguer é grelhado, e o molde no formato oval (tamanho semelhante ao do pão que for usar).
O próximo passo é embalar as carnes individualmente em um filme plástico e levar a geladeira até a hora de fritá-las.
Aqueça a frigideira ou chapa em fogo médio e coloque um pouco de óleo de milho, canola ou girassol. Aguarde até ficar quente e grelhe os hambúrgueres por três ou quatro minutos, ou até ultrapassar 71 ºC de temperatura interna.
Como cada fogão tem seus níveis de temperatura, antes de grelhar a carne, teste uma unidade para ter certeza do tempo de preparo no seu fogão.
Por fim, coloque dentro do pão de sua escolha (se fresquinho, melhor ainda), cortado ao meio, e sirva acompanhado de mostarda, maionese e um bom molho de pimenta.