Apesar de ser uma referência em culinária, o MasterChef Brasil do dia 5 de junho deu uma aula do que evitar com a carne para hambúrguer. Sabemos que os participantes são cozinheiros amadores, mas vale refletir sobre os erros e verificar se você comete alguns deles.
Escolha do blend
No início da prova, o chef Érick Jacquin explicou a importância da proporção de gordura e carne no blend, podendo usar até 20% da primeira. Porém, a Equipe Azul, liderada pela Ana Luiza, se esqueceu de retirar a camada adiposa da carne bovina e da costela, resultando em uma mistura extremamente oleosa, que se desmanchou na grelha.
Moer a carne ao ar livre
Existem diversos motivos para não fazer uma prova ao ar livre, onde os participantes precisariam moer a carne:
– Não é um ambiente climatizado;
– A variação da temperatura pode acelerar o processo de putrefação da carne;
– O ar pode carregar diversas partículas que podem contaminar a carne.
Acredito que seja o suficiente para que a produção do programa repensasse o foco da prova.
Utilização de luvas
Para manipular alimentos, é obrigatório o uso de luvas. Nossas mãos carregam diversos micro-organismos que serão passados à comida, tornando-a imprópria para o consumo.
Retirar os nervos da carne
Na hora de processar a carne, é preciso limpá-la, ou seja, retirar o excesso de gordura e os nervos. Dessa forma, o hambúrguer ficará macio e com textura uniformizada. Exatamente o oposto do que foi servido pela Equipe Azul, tendo partes borrachudas e duras.
Ficou surpreso com a quantidade de erros que aconteceram no MasterChef durante o preparo da carne para hambúrguer? Conte nos comentários se você já presenciou esses erros em outros episódios do programa.