Alimenta

Você já pensou em explorar o mercado fitness? Desde os ícones da vida saudável no Instagram ao boom das academias de ginástica, esse segmento cresce num ritmo acelerado, o que engorda o olho de quem busca um público engajado e pronto para compartilhar seus pratos nas redes sociais.

Nesse contexto, o que acha de adequar seu cardápio para aproveitar essa onda?

Imagine um hambúrguer suculento, no prato ou na montagem tradicional com o pão, mas com valor nutricional satisfatório – sem pecar no quesito quantidade de calorias e acompanhamentos. Conseguiu?

Para clarear mais essa ideia, confira algumas dicas da nutricionista e assessora de Marketing da Alimenta, Cristiana Almeida!

Mas o que é alimentação saudável, afinal?

Antes de falarmos sobre o assunto, é importante compreender o que é uma alimentação saudável na essência. “Existem dentro desse mercado diferenças significativas entre alimentos, classificados desde o valor calórico até a sua composição – sem glúten ou isentos de açúcares, por exemplo”, explica Cristiana.

Porém, em geral, quando se fala em saúde em si, refere-se ao valor nutricional que engloba refeições frescas e leves, com vitaminas e minerais e foco na longevidade e vitalidade.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – o Sebrae -, o consumo desses alimentos saudáveis no Brasil cresceu 98%, entre 2009 e 2014 e permanece promissor para os próximos anos, inclusive 2018 e 2019.

“O vegetarianismo é outra oportunidade. O público aumenta a cada ano. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope – revelou que 8% da população brasileira se declarou vegetariana”, conta.

Em contrapartida, essa busca pelo alimento mais natural é dificultada pela falta de tempo das pessoas. A correria do dia a dia impossibilita que boa parte da população tenha acesso a um estabelecimento que se adéque a essas demandas.

E é justamente nesse contexto que sua hamburgueria pode ganhar espaço e aproveitar a oportunidade, apostando em opções voltadas a esse público. Sem mudar muito o menu, você vai conciliá-lo para que agrade gregos e troianos.

Dicas para um menu mais leve, colorido e nutritivo

Trazemos hoje quatro dicas para ajudar a colocar em prática o conceito de mercado fitness na sua hamburgueria. Acompanhe abaixo, teste e divida conosco suas experiências nos comentários deste post.

– Inclusão de sucos de frutas no cardápio

Frutas são grandes fontes de vitaminas (A, C, E), além de cálcio, ferro, fibras, zinco, magnésio e potássio. Só esse chamariz já é suficiente para despertar o interesse desse público, ainda mais se adequado a um sanduíche leve, que exalte ainda mais o valor nutricional dessa bebida.

“Sucos detox podem ser utilizados em substituição aos refrigerantes”, aconselha a nutricionista da Alimenta. Essas bebidas contêm componentes que potencializam a eliminação de toxinas, as mesmas que sobrecarregam o organismo. Logo, o detox contribui para a “destoxificação” do fígado. Daí a origem do seu nome.

– Utilizar pão integral

Um pão integral é simplesmente aquele que contém farinha de trigo integral. Muitos deles também são enriquecidos com grãos como aveia, linhaça, gergelim, semente de girassol, entre outros, o que torna essa massa muito mais saudável.

A farinha integral é fonte de fibras alimentares que auxiliam na sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo, consequentemente, a fome.

Quando você substitui um pão branco pelo integral no seu sanduíche, soma importantes nutrientes, como vitaminas do complexo B e minerais, responsáveis por conferirem o bem-estar e o equilíbrio ao organismo.

Logo, o pão integral traz argumentos interessantes para compor seu menu.

– Oferecer acompanhamentos mais saudáveis, como uma salada ou batata assada

Um hambúrguer, por ser composto de carne em sua essência, é uma fonte de proteína, logo, energia. Se processado sem gorduras, por uma linhagem mais artesanal, leva pouquíssimas calorias.

Para clientes que prefiram não comer pães, mesmo os integrais, servir o hambúrguer no prato como um acompanhamento saudável é uma ótima pedida. E as saladas vão direto ao ponto, pois remetem à leveza.

Prato que geralmente vem como entrada ou acompanhamento, a salada pode ser muito saborosa e nutritiva. Para sua montagem, a dica aqui é começar pelas folhas e depois misturar as cores com variedade de legumes. Nessa linha mais natural, é bacana evitar molhos industrializados.

Outra pedida de acompanhamento no prato é a batata. Rica nas vitaminas K, C e complexo B, essa leguminosa tem também grandes quantidades de fósforo e potássio, que auxiliam nosso organismo a trabalhar melhor. A questão é a forma que se come.

É sabido que ela frita não é uma boa opção. Contudo, assada terá menos calorias e casará perfeitamente na composição de um combo de suco e hambúrguer de carne leve.

No quesito carne, Cristiana cita o Frango Burguer, feito com frango de boa qualidade e sem pele, e o Artesanal Burguer, ambos da Alimenta, que têm o percentual de gordura bastante reduzido em comparação com os demais hambúrgueres do mercado.

– Ousar com os chips de legumes como matéria-prima

“Chips de batata-doce, cenoura e beterraba são excelentes escolhas, e o ideal optar por prepará-los assados”, salienta Cristiana.

Nesse caso, abuse de molhos mais artesanais e com pouco óleo para balancear com esse acompanhamento.

Por fim, separamos duas receitas especiais de saladas para que seu menu atinja em cheio esse nicho.

 

Receita de Salada de berinjela temperada

– 20 gramas de berinjela cortada em cubos de 1 centímetro;

– 10 gramas de pimentão vermelho em cubinhos;

– 20 gramas de cebola cortada em cubinhos;

– 10 gramas de alho picado;

– Folhas de louro a gosto;

– 10 gramas de pimenta-dedo-de-moça picada e sem semente;

– 10 gramas de alcaparra;

– Orégano a gosto;

– 3 gramas de azeite.

Misture todos os ingredientes e tenha uma deliciosa salada com apenas 89 calorias.

 

Salada Istambul

– 10 gramas de alface americana em tiras largas de, aproximadamente, 2 centímetros cada;

– 10 gramas de rúcula picada graúda;

– 10 gramas de almeirão cortado em tiras largas de, aproximadamente, 2 centímetros cada;

– 20 gramas de ricota amassada e temperada com sal (a gosto);

– 10 gramas de uva escura, cortada em 4 pedacinhos, cada;

– 20 gramas de maçã vermelha picada e com casca;

– 20 gramas de iogurte natural;

– 5 gramas de alho já dourado.

O preparo é misturar todos os ingredientes e encantar paladares com seu toque agridoce, além de remeter a quem prova um frescor peculiar, pela composição de seus ingredientes. Tudo isso com 96 calorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×