Para o apaixonado por carne, viajar aos Estados Unidos pode ser um sonho. Apesar de algumas controvérsias, o país é reconhecido como o berço do hambúrguer! Então, como montar um roteiro gastronômico para conhecer os melhores hambúrgueres americanos?
Pensando nisso, traduzimos uma lista do site Food & Wine, referência em jornalismo gastronômico mundial, que elenca as melhores versões desse prato nos Estados Unidos! Confira:
Hog & Hominy, em Memphis
O destaque desse restaurante é o John T. Burguer, que homenageia o escritor e diretor John T. Edge, da Souherm Food Alliance – um instituto da Universidade do Mississipi focado em preservar a culinária sulamericana. O prato, assinado pelos chefs Andy Ticer e Michael Hudman, premiados com o F & W Best New Chefs 2013, segue o estilo de Oklahoma, que é prensado e assado com cebolas. Porém, com um toque genial: a alface picada com sal e suco de picles.
Mission Bowling Club, em São Francisco
O protagonista da casa é Mission Burguer. Esse prato nasceu numa ação promocional no tradicional Supermercado Duc Loi, em 2009, mas agora é servido em uma casa pouco ortodoxa: este clube de boliche de seis faixas.
O Mission Burguer é composto por um hambúrguer frito e suculento, temperado com gordura bovina, coberto com queijo Monterey Jack e cebolas caramelizadas. Tudo envolto em pães da Acme Bread.
A-Frame, em Los Angeles
O chef Roy Choi, premiado como Chef 2010 da F & W, dá ao seu impressionante Cheeseburguer Duplo um toque asiático com sementes de gergelim torradas na maionese e folhas frescas de shisô no topo da alface. Seguindo a filosofia de Choi, há também confit de tomate, cebola roxa em conserva, molho picante e queijo cheddar afiado, tudo em um pão amanteigado.
The Company Burger, em Nova Orleans
Da genialidade do chef Adam Biderman saem dois hambúrgueres fritos, recheados com queijo americano, picles feitos em casa e cebola vermelha: o The Company Burger!
Brindle Room, em Nova Iorque
O Sebastian’s Steakhouse Burger é constituído pelos hambúrgueres supersaborosos do chef Jeremy Spector, que contam com uma mistura de carne seca com capa de gordura, curtidas em um processo de 21 dias. Eles são grelhados em uma frigideira de ferro fundido antes de serem cobertos com queijo americano derretido e cebolas caramelizadas.
Shake Shack, em Nova Iorque
O amado mini-império do restaurateur Danny Meyer tem um culto de seguidores entre os geeks de hambúrgueres de Gotham. Itens obrigatórios incluem o ShackBurger (servido com queijo americano, tomate, alface e “Shack Sauce” em um invólucro de papel de cera à moda antiga) e um milk-shake de creme de chocolate e manteiga de amendoim.
B-Spot Burgers, em Ohio
Michael Symon, melhor chef de cozinha da F & W em 1998, é especialista em hambúrgueres “meat on meat” em sua rede B-Spot, com sede em Ohio. Batizado em homenagem a seu carro-chefe da Cleveland, o Lola Burger quase poderia servir de sanduíche para o café da manhã, já que está repleto de bacon e ovo frito (além de cebolas vermelhas em conserva, queijo cheddar e maionese).
Minetta Tavern, em Nova Iorque
Os excelentes hambúrgueres do Minetta Tavern usam uma mistura de carne – olho de costela na idade madura, fraldinha, peito e costela – do famoso fornecedor Pat Lafrieda e pães da Balthazar Bakery. O destaque do menu é o Black Label Burger, coberto com cebola caramelizada.
Holeman & Finch, em Atlanta
Na Holeman & Finch, o famoso chef Linton Hopkins reserva seus hambúrgueres para aqueles que realmente conhecem. A partir do momento em que o restaurante abre todos os dias, às 17h, Hopkins e sua equipe farão apenas 24 itens fora do menu. E, quando ele sai, acabou. Então, é melhor você aparecer cedo.
In-N-Out Burger, na Califórnia
Até mesmo o chef superstar Thomas Keller é fã da cadeia da Costa Oeste – e com razão. Os cheeseburgueres preparados sob encomenda são feitos com carne bovina das fazendas do sudoeste e servidos com batatas fritas cortadas à mão. Para uma experiência mais compreenssível, peça o hambúrguer “Animal Style” com molho extra e cebolas grelhadas picadas.
Zuni Café, em São Francisco
Em vez de picles de pepino tradicionais, a lendária chef-proprietária Judy Rodgers acentua o House-ground burger com tiras de abobrinha em vinagre, sementes de mostarda e açafrão.
Perini Ranch Steakhouse, em Búfalo Gap
O cowboy autodidata e cozinheiro, Tom Perini, domina a arte da culinária de chama aberta, usando carvão de algaroba em seu celeiro de feno transformado em churrascaria, bem no meio do estado. Isso faz toda a diferença na elaboração do Ranch Burger, coberto com cogumelos, cebola, chiles verdes e escolha de queijo cheddar ou queijo provolone.
O que achou da lista? Deu água no boca? Deixe nos comentários sua impressão e siga a Alimenta no Facebook e Instagram!
Fonte: Versão traduzida do site Food &Wine