Ao decidir iniciar um negócio que em seu cardápio inclui petiscos fritos sabemos que surgem várias dúvidas no processo. Qual óleo devo utilizar? Como deixá-los suculentos mas sem encharcar? Segue abaixo algumas dicas de como preparar seus petiscos de forma correta!
Onde fritar?
Escolher um recipiente onde será realizado a fritura é essencial. Como os petiscos precisam ficar submersos no óleo, é de suma importância que eles sejam fritos em um local adequado. Uma panela grande e funda ou um tacho são os mais indicados, visto que possuem uma área e altura apropriadas. Fritadeira elétrica é uma excelente opção, mas para quem está começando, pode ser que ainda não tenha adquirido.
Qual óleo devo utilizar?
Muitas pessoas utilizam gordura hidrogenada no lugar do óleo, pois proporciona um petisco mais seco e crocante, porém não seria a melhor opção, já que o óleo de soja acaba sendo mais saudável e deixa os petiscos mais saborosos.
Qual temperatura do óleo e forma de fritar?
Após escolher os utensílios e o óleo, passamos a identificar a temperatura e a melhor forma de fritá-los. Nesse caso, optamos como exemplo a linha de Kibinhos e Almôndegas Alimenta. Primeiro aqueça o óleo a uma temperatura de aproximadamente 150°C.
Coloque no máximo 10% de sólidos em relação à quantidade de óleo. Isso evitará que o produto fique encharcado. Ex.: Para um litro de óleo, coloque no máximo 100 g de petiscos. Depois coloque as Almôndegas ou Kibinhos ainda congelados na fritadeira e deixe fritar por aproximadamente 7 minutos. Quando estiverem prontos, coloque-os para escorrer em um local grande para que as unidades não fiquem uma em cima das outras.
Finalização
Indicamos que ao serem servidos aos clientes, as porções sejam acompanhadas de umas rodelas de limão e/ou um molho adicional. Barbecue é super indicado para as Almôndegas e para os Kibinhos um molho com base de iogurte cai muito bem pela leveza.