Alemanha, Rússia ou Estados Unidos? Apesar de os americanos reivindicarem a paternidade, existem dúvidas sobre quem inventou o hambúrguer. Será que um exame de DNA pode nos ajudar?
Vamos analisar a história dos possíveis genitores:
– Pai 1: Hamburgo – Alemanha
Pelo nome da cidade já podemos começar a compreender a ligação com sanduíche. Na segunda metade do século XIX, os imigrantes alemães que embarcaram no porto de Hamburgo traziam consigo uma bolinha achatada de carne triturada, que mais tarde passaria a ser chamada hamburg steak pelos norte-americanos.
Caso encerrado, certo? Seria, se não houvesse um agravante: a iguaria germânica era servida no prato, ao invés de em pães.
– Pai 2: Estados Unidos
Vamos ao segundo pretendente a pai. Com a chegada dos alemães aos Estados Unidos, o hamburg steak ganhou popularidade entre os marinheiros, responsáveis por colocar a carne entre dois pedaços de pão para comer algo enquanto trabalhavam.
O sucesso do prato foi impulsionado pela industrialização dos Estados Unidos, quando surgiu uma alta demanda por comidas rápidas e substanciosas para alimentar os trabalhadores. Em 1921, surgiu a primeira cadeia de lanchonetes do país, chamada White Castle. Vendia-se nelas um hambúrguer cozido no vapor e cheio de cebola que era vendido por 5 centavos de dólar.
Questão resolvida, certo? Seria, se não fossem os russos!
– Pai 3: Rússia
Outra versão sobre a o nascimento do hambúrguer se baseia na descendência com o Bitok, típico da Rússia Czarista, composto de um disco de carne moída, enfarinhado, frito na manteiga e servido no prato. De acordo com relatos, a receita desembarcou em Nova Iorque com os judeus russos instalados nos Estados Unidos no fim do século XIX.
Ficou difícil definir quem é o pai desse delicioso sucesso mundial. Sabemos que cada local adaptou a receita aos seus costumes e ingredientes locais, ousando na combinação de sabores e ingredientes.
Você conhece mais alguma história sobre quem inventou o hambúrguer?
Fonte: beefpoint e Super Interessante
Interessante, mas apesar dos alemães terem inventado a “carne em formato redondo”, acredito que os americanos souberam aproveitar a oportunidade de forma melhor. Mas sabemos que muitas mudanças aconteceram e ainda acontecerão… brasileiro é um ser muito criativo!